DESCRIÇÃO DO PROJETO:

 

O projeto Histórias da Música em Macahé é um projeto cultural de arte-entretenimento, com viés educativo, criado por um coletivo de músicos representantes da sociedade civil, atuantes há décadas no município de Macaé-RJ e que, durante a pandemia da covid-19, decidiu produzir conteúdos online nos formatos podcast e texto ilustrado, democratizando e facilitando o acesso também à pessoas com deficiência auditiva ou visual.

Livro - Macaé Memórias Recentes
images (1).jpeg
Zezinho, Ismael e Haroldo. Em evento com

ORIGEM:

 

O projeto surgiu em novembro de 2020, através de um bate-papo informal de amigos músicos. Por causa da pandemia do coronavírus e o isolamento social, decidimos usar as plataformas virtuais para conversarmos sobre nossas experiências musicais e atuações dentro do município de Macaé, em décadas passadas. Nesta troca de ideias, muitos fatos foram sendo descritos e esclarecidos e, a partir daí, percebemos que estávamos começando a construir uma valiosa rede de informações, com  nomes de personalidades que já nos deixaram e outros nomes que continuam atuando, tanto no cenário nacional quanto internacionalmente. Além disso, falamos de lugares que já serviram de cenário para eventos artísticos, muitos deles já inexistentes.

 

Há que se destacar um livro de grande importância para a memória macaense e que descobrimos durante as nossas conversas: "Macaé - Memórias Recentes". Nele são mencionadas muitas figuras ilustres de nossa cultura, a exemplo do professor Dácio Lobo Jr. ( o Dacinho), o professor de violão João Salgado, dentre outras. A partir daí, decidimos refinar o nosso projeto, realizando pesquisas históricas e entrevistas com todos aqueles que, de alguma maneira, tenham contribuído e/ou estejam contribuindo com a cultura local, com olhar especial à música.

OBJETIVOS:


 

  • Relatar fatos e curiosidades do passado e presente da vida artístico-musical do município, dando ênfase ao passado;

  • Elevar a consciência da sociedade no sentido de valorização da cultura, em particular a música, que é o foco do projeto.

  • Despertar, no público, o espírito de pertencimento e orgulho do lugar onde vive, através dessa consciência de valorização.

  • Contribuir com os trabalhos que já vêm sendo feitos por pesquisadores, memorialistas e poder público, neste sentido.

  • Criar a Memória da Música Macaense.


 

FORMATO:

 

O conteúdo abordado será apresentado em podcast e transcrito em nossa plataforma web. A ideia é que seja dada uma atenção ao público portador de necessidades especiais, como os deficientes auditivos e visuais. O formato de cada episódio vai se adaptar a cada situação particular. Por exemplo: quando o assunto se tratar de algum lugar, será feita uma explanação sobre sua história e será reproduzido o depoimento de alguém que tenha entendimento do assunto; quando se tratar de uma entrevista, será um bate-papo mais descontraído. Se for uma pesquisa histórica, serão utilizadas fontes seguras de informação, como: trabalhos acadêmicos; consulta em hemerotecas digitais; ou mesmo relatos orais. Tudo isso é transcrito do áudio e disponibilizado no blog na forma de texto ilustrativo.